sábado, 14 de novembro de 2009

TECNOLOGIA NA ESCOLA

Aprender e responder de forma apropriada. Este é o campo da Educação. A chegada do computador e de outras tecnologias, como a Internet, nos trouxe novos padrões de complexidade, competitividade e mudanças constantes em todos os empreendimentos. A única maneira de não ficar soterrado por essa complexidade e pelas mudanças é através da aprendizagem constante e da resposta imediata. Educação não apenas compreendida e centrada na escola, sala de aula, mas, educação concebida como um aprendizado constante que investe na aquisição de novos conhecimentos, de novas estratégias, de forma contínua durante a vida.
Na concepção tradicional de Educação, parece que o aluno vem até a escola como uma tábula rasa e cabe a ela, escola, colocar nessa cabeça, um corpo de conhecimentos de fatos e habilidades intelectuais, testando freqüentemente a aquisição destes conhecimentos através de provas e exames. As habilidades intelectuais mais valorizadas são a lingüística (capacidade de ler, compreender e escrever textos) e a lógica-matemática (capacidade de processar informações quantitativas.Assim: As novas tecnologias só terão sentido a partir de uma mudança da postura pedagógica do professor e com um repensar deste sobre sua própria prática, conceber que existem outras maneiras de explorar e representar o mundo.
Tecnologias na escola envolve não somente garantir a presença dos meios em sala de aula, mas, principalmente garantir sua integração nos processos curriculares.
Desta forma não podemos esquecer que os professores são sujeitos que possuem suas próprias maneiras de entender a prática e de implementá-la. São as suas concepções e competências profissionais que irão definir o uso que irão fazer de qualquer meio, tecnológico ou não, na escola.
Vera Lúcia Camara Zacharias é mestre em Educação, Pedagoga, consultora educacional, assessora diversas instituições, profere palestras e cursos, criou e é diretora do CRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário