sábado, 14 de novembro de 2009

QUE ESCOLA TEMOS! QUE ESCOLA PRECISAMOS...


Pensar a escola que precisamos é pensar uma nova dimensão do saber e do fazer, e por que não aliado a inclusão digital. É, sobremaneira, intercambiar modelos estabelecidos com formatos diversificados e inovadores.
É, como aborda Vygotsky (1998) ao considerar que o ensino e a aprendizagem decorrem de variadas procedências de forma interelacional entre as ciências, a atuação profissional e o meio físico e social que o sujeito encontra-se inserido, pois, ao mesmo tempo que o sujeito transforma o seu meio, transforma-se a si mesmo.
É, pensar uma escola em que o eu, o você, o nós tenham significado de melhoria de aprendizagem, em que as atividades sejam dinâmicas, garantindo o desenvolvimento intelectual, emocional, espiritual, cultural e social; É pensar o eu aluno, o eu professor, o nós educação de forma relacional, aprendente, contextualizado, participativo, apaixonante, multidisciplinar, interativo, não-linear, não-excludente, psico-social.
É conceber políticas de ação em que habilidades e competências e as relações inter e intrapessoais considerem dimensões emocionais, cognitivas, sociais e motoras.
É ver o fazer, na dimensão do ser. É, agir na dimensão de conjunto. É pensar individual na dimensão coletiva. É instigar mudança. É banhar-se no oceano do conhecimento. É ser profissional demonstrando o eu, o você, o nós.
Num ambiente de aprendizagem há diversos fatores que influenciam, positiva ou negativamente, os resultados do processo de ensino. Esses fatores referem-se às instalações, a formação dos professores sua criatividade, o uso potencial de tecnologias que a escola possui, à integração de todas as partes no processo, a recursos adequados e visão educacional.
O ambiente propício é condição necessária, mas não suficiente, para a aprendizagem. É a atividade do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem que determina a ocorrência do aprendizado, bem como a participação do professor.

Bernadétte Beber, Doutoranda
UFSC/EGC - UNIVALI - Berna@univali.br
Cláudia Mara Scudelari de Macedo – Doutoranda
UFSC/EGC –– Claudia.scudelari@gmail.com
Janae Gonçalves Martins, Dra
SOCIESC – janaegm@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário